Programa Nomes Populares das Borboletas Brasileiras

Este blog traz ao público o desenvolvimento do programa Nomes Populares das Borboletas Brasileiras.

Em março de 2023 Alexandre Soares convidou Carlos Eduardo Zikan e Maristela Zamoner, para que sob sua liderança, se formasse o Comitê dos Nomes Populares das Borboletas Brasileiras. 

Há tempos que se sabe da importância dos nomes populares para a o desenvolvimento da ciência cidadã na área das borboletas. Esta é uma lacuna que precisa ser preenchida, e a participação popular é essencial. 

Neste sentido, o comitê organizou uma estratégia participativa para construir uma lista de nomes populares a partir da consulta à literatura já existente na área associada à consulta popular. Os resultados destas consultas, neste projeto, legitimam os nomes que entram na lista a ser publicada periodicamente com as devidas atualizações.

Entre os critérios para o delineamento das consultas ao público estão os que seguem:

1. Nomes pejorativos não comporão a lista, isso inclui termos como "praga", entre outros. Exceções a esta regra serão avaliadas individualmente.

2. Dar-se-á prioridade inicial aos nomes já existentes na literatura (indicações iniciais ao final).

3. Sempre que possível os novos nomes a serem criados associarão características relacionadas a espécie de borboleta nomeada, por exemplo, referência a planta hospedeira ou característica morfológica.

Aqui neste blog você encontra as diretrizes do programa e todas as consultas que foram realizadas, ou estão em curso, pela parceria com o canal da Terra das Borboletas.


Literatura inicial:

1. Artigo científico "NOMES POPULARES DOS LEPIDOPTEROS NO RIO GRANDE DO SUL", publicado em 1948 na revista Agros, da autoria de Biezanko e Bascke.

2. O "Borboletas Livro do Naturalista", edições de 1986 e posteriores, de Luiz Soledade Otero.

3. O livro :"Borboletas Beleza e comportamento de espécies brasileiras", com texto de Luiz Soledade Otero e fotografias de Luiz Claudio Marigo, publicado em 1990.

4. Livro "Nomes populares de insetos e ácaros do Brasil" publicado em 2009 por Zundir José Buzzi


Outras fontes:

1. Convenção de nomenclatura.

2. Nome vernáculo.

3. Nomenclatura vernácula. Diferenças entre nomes científico, popular, erudito e paracientífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma borboleta chamada caixão-de-defunto?